Logo

abas2

Abas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mirante Dona Marta

(Fonte: Google)


O Mirante Dona Marta está localizado no Morro Dona Marta localizado entre os bairros de Botafogo, Flamengo, Laranjeiras e Cosme Velho, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua posição geográfica privilegiada a 364 metros de altitude,  proporciona ao visitante uma vista detalhada da Cidade do Rio de Janeiro incluindo os seus dois principais pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. 

Além do mirante, o local dispõe de heliponto que serve como um mirante para lugares como a Lagoa Rodrigo de Freitas e Corcovado, sendo o primeiro ponto turístico no caminho que leva ao Corcovado.

O nome de origem do morro é em homenagem à mãe do Vigário Geral Clemente Martins de Mattos, antigo proprietário da Quinta São Clemente. Neste local também se situa a favela Santa Marta.




Existem duas versões principais da origem do nome do Morro Dona Marta. A primeira versão diz que este nome foi originado do nome de uma senhora chamada D. Marta Antunes, uma benfeitora da Misericórdia e uma rica proprietária de terras que acabou legando seu nome ao morro.

A segunda e mais aceita versão afirma que a origem do nome vem do final do século 17 e início do século 18. Esta versão afirma que, acerca de 1680, as terras de Botafogo teriam sido adquirida por um certo Padre Clemente Martins de Mattos, antigo proprietário da Quinta São Clemente, e, que este deu nome ao Morro de Dona Marta em homenagem à memória de sua mãe.

Esta versão ainda afirma que foi o mesmo Padre que abriu um caminho da praia de Botafogo até sua capela, que fica até os dias de hoje na Rua Viúva Lacerda, atual bairro do Humaitá. Este caminho aberto por ele, hoje é chamado de Rua São Clemente, uma das mais importantes ruas de Botafogo.

Em um pequeno trecho deste morro existe a Comunidade Santa Marta ou antiga Favela Santa Marta, voltado para o Bairro de Botafogo, com vista para a rua São Clemente, onde existe acesso ao mesmo através de um elevador tipo "plano inclinado".

Existe ainda uma história que diz que o nome Santa Marta é em decorrência de uma imagem de Santa Marta, que pertencia à uma antiga moradora do morro, no início do século XX. Segundo dizem, a moradora costumava rezar em lugar alto, que se chama Campinho do Pico. Neste local, foi construída na década de 1930 uma capela que passou a abrigar a imagem da Santa, capela esta construída por um Padre chamado Veloso.

O local onde fica a Comunidade já pertenceu ao Colégio Santo Inácio. A ocupação foi iniciada quando o Padre José Maria Natuzzi decidiu permitir que as famílias pobres que trabalhavam nas obras de ampliação da igreja do mesmo colégio ali se instalassem. Ele abrigou também empregados de fazendas de Café provenientes do Vale do Paraíba, quando estes vieram para o Rio ao perderem sua fonte de renda em decorrência da chamada "Crise do Café" ocorrida em 1929, crise esta que provocou à época um efeito dominó de "quebradeiras" ou falências relativas àquele setor produtivo.

Seu acesso foi muito facilitado para o grande público nos anos 50, com a construção da “Variante Paineiras”, o caminho onde hoje parte da rua Almirante Alexandrino ao Hotel das Paineiras, que iria substituir a primitiva via aberta pelo prefeito Francisco Pereira Passos.

Com a construção da variante, o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal) na gestão do prefeito Negrão de Lima começou a abrir um novo acesso com as mesmas técnicas construtivas até o topo do Morro Dona Marta, onde se teria um mirante de uma maravilhosa vista da Zona Sul.

Com o acesso até o topo, o mirante ganhou suas primeiras obras de urbanização no governo de Carlos Lacerda, obras que foram complementadas no governo Negrão, agora governador do Estado da Guanabara.

Ainda hoje existe muita confusão quanto ao nome da Comunidade. Alguns chamam a comunidade de Santa Marta, e outros Dona Marta por causa do nome do morro.




- No Mirante Dona Marta é onde se tem a vista mais famosa do Pão de Açúcar junto com a Baía de Guanabara, que sempre está nas fotos turísticas, na mídia, nas novelas.

(vista do Pão de Açúcar do Mirante Dona Marta)

- O morro Santa Marta ficou famoso em 1996 devido às gravações do clipe da música “They Don’t Care About Us” de Michael Jackson.




- A figura do astro deu nome à laje em que o vídeo foi filmado, ganhou em sua homenagem uma estátua de bronze em 2010 (um ano após sua morte) e um painel de mosaico de pastilhas criado por Romero Britto, além de ser tema de suvenires das lojinhas de artesanato local.

(mosaico criado por Romero Britto e a estátua do Michael Jackson ao fundo - Fonte: Google)

- O local também já foi utilizado como um dos palcos de gravações de diversos filmes, entre eles o "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro", "Velozes e Furiosos 5" e "Se Beber Não Case 3". Além disso também foi utilizado em gravações de comerciais como o do do Rock in Rio 2013 e  musicais como o DVD do Natiruts – Acústico no Rio de Janeiro.

- Existe uma trilha pelo meio da mata que liga o mirante à Favela Santa Marta. O percurso pode ser feito em 30 a 50 minutos.




A entrada é gratuita.

OBS.: Do lado do mirante partem vôos panorâmicos de helicóptero. Os vôos podem ser de 6 minutos a 60 minutos.




O Mirante é aberto todos os dias ao público e o local tem estacionamento. Apesar de ser policiado, é melhor ir aos finais de semana que tem mais movimento, até porque os policiais só ficam no estacionamento.




O Mirante Dona Marta fica localizado na Estrada do Mirante Dona Marta, s/nº e a principal maneira é ir de carro, pois não existem ônibus que levam até o local.

Seguindo a partir do Cosme Velho pela Ladeira dos Guararapes, deve-se ir em direção ao Corcovado (as placas sinalizam a direção). Seguir pela rua Almirante Alexandrino e depois seguir à esquerda pela Estrada das Paineiras. A uma certa altura há uma rotatória com uma placa bem visível apontando a direção para o mirante. Vire à esquerda nesta rotatória seguindo pela Estrada do Mirante Dona Marta dirigindo por cerca de 500 metros até o estacionamento que fica ao lado do mirante.









Conhecer o Mirante Dona Marta é relembrar muitas novelas brasileiras e cartões postais do Rio de Janeiro que mostram um dos mirantes mais famosos do Pão de Açúcar.

Apesar das belas paisagens, este lugar não costuma ser tão frequentado quanto os demais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Na minha opinião, muitas pessoas não sabem que existe este mirante e que todos podem ter um acesso ao mirante.

Como este lugar não é tão divulgado, é uma ótima oportunidade para conhecer sem enfrentar filas para poder tirar uma boa foto. Eu mesmo apesar de ser um grande apreciador de paisagens, em especial no Rio de Janeiro, não conhecia este mirante e demorei bastante tempo para saber como chegar lá. 

Logo que chegamos de carro até o estacionamento do mirante, chegamos ao heliponto e de cara já tivemos uma linda vista do Cristo Redentor.

(vista do Cristo Redentor em frente ao heliponto)

É uma ótima oportunidade de ver o Cristo de outro ângulo.



O jeito era relaxar e curtir a bela paisagem sentado na grama. Deu até vontade de fazer um piquenique.



Logo ao lado esquerdo do Cristo era possível visualizar a Lagoa Rodrigo de Freitas, além do Morro Dois Irmãos ao fundo.

(visual da Lagoa Rodrigo de Freitas)

Dali também era possível visualizar o Pão de Açúcar, que mesmo não estando no ângulo principal (e clássico) das fotos dos cartões postais, valeu o registro.

(visual do Pão de Açúcar pelo mirante do heliponto)

Não pude deixar de tirar a panorâmica da Zona Sul entre o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

(vista de parte da Zona Sul pelo heliponto)

Do outro lado do Heliponto era possível visualizar um pouco da Baía da Guanabara, com maior destaque da Ponto Rio-Niterói ao fundo.

(vista da Ponte Rio-Niterói ao fundo)

Além do heliponto, existe um caminho para o lado inverso que vai até o Mirante Dona Marta. Então fomos atrás da famosa vista do Pão de Açúcar.

(caminho para o Mirante Dona Marta)

E finalmente chegamos ao belo mirante!!!



Finalmente aquela bela imagem do Pão de Açúcar. 



A paisagem merece destaque!!



Certos lugares não tem preço a visita. #lifeaholic





Com isso chego ao fim da postagem. Espero que tenham gostado!


Até a próxima aventura!

2 comentários:

  1. Boa Reixxx ! Agora está na listinha dos lugares que preciso ir certeza quando for aí ! :D

    ResponderExcluir
  2. Claro, vá neste mirante que com certeza você não irá se arrepender!!! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...