Logo

abas2

Abas

terça-feira, 15 de maio de 2018

Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro


(Fonte: Google)
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, é uma catedral católica localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1979, substituindoa antiga catedral da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em estilo moderno, apresenta formato cônico, com 106 metros de diâmetro, 75 metros de altura externa, 64 metros de altura interna e capacidade para 20.000 pessoas em pé. 

O projeto é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca: segundo alguns, inspirado nas naves do Projeto Apollo, como símbolo do futuro, segundo outros, inspirado nas pirâmides maias. 





A Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro (ou Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro) tem uma longa e bela história para contar.



Ela começa com a história católica na qual a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro passou séculos sem uma sede, uma catedral própria. Por isso precisou utilizar igrejas “emprestadas”, como nos primeiros 58 anos (entre 1676 e 1734).

No ano 1734, a Catedral foi transferida para a Igreja de Santa Cruz dos Militares, também no Morro do Castelo. Por lá ficou por até 1737, sendo transferida posteriormente para a Igreja Nossa Sra. do Rosário e São Benedito dos homens pretos. 


Igreja de Santa Cruz dos Militares, Morro do Castelo
(Igreja de Santa Cruz dos Militares - Fonte: Google)

Com a chegada da família real em 1808, a casa mudou novamente. Dom João VI mandou erguer a Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça XV. A igreja foi elevada à categoria de Catedral do Rio de Janeiro.

Imagem relacionada
(Igreja Nossa Senhora do Carmo - Fonte: Google)


No entanto, ainda não era o que a cúpula da igreja do Rio de Janeiro queria. Depois de muito tentar, o clero carioca conseguiu, em 1964, um terreno para enfim fazer a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. 

A pedra fundamental foi abençoada e lançada por D. Jaime de Barros Câmara, que viera a falecer em 1971 sem conseguir no entanto ver a primeira missa celebrada na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, que aconteceu um ano após esse falecimento e foi celebrada por D. Eugenio de Araújo Sales.

Lançamento da pedra fundamental do novo edifício da Catedral de São Sebastião
(Pedra Fundamental - Fonte: Google)


Em 1972, o Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales, já pôde celebrar a Missa de Natal na nova Igreja. 

Já em 1976, ocorreu o Tricentenário da Arquidiocese, onde o Cardeal D. Eugenio de Araújo sagrou-se o seu altar-mor.

Em 15 de agosto de 1979, Jubileu de Prata de sua ordenação episcopal, o Cardeal fez a solene          Dedicação do Novo Templo, considerado o marco da sua inauguração.

Aos 2 dias do mês de julho de 1980, Sua Santidade o Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, presidiu solene cerimônia com os bispos do CELAM, que comemorava Jubileu de Prata.

Imagem relacionada
(estátua representando a visita do para João Paulo II - Fonte: Google)

No dia 4 de outubro de 1997, o Papa presidiu Missa concelebrada por mais de 500 bispos de todo o mundo e por mais de 1000 padres; 5000 pessoas assistiram e milhões por televisão o " II Encontro Mundial do Papa com as Famílias".


- A Catedral foi dedicada ao padroeiro da Arquidiocese - São Sebastião e tem como padroeira secundária Sant'Ana.

- A exemplo de todas as igrejas católicas, a Catedral do Rio de Janeiro tem como símbolo máximo a cruz grega, de vastas proporções e feita de material transparente, com trinta metros de diâmetro.

Resultado de imagem para Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
(cruz estampada no teto da Catedral - Fonte: Google)

- A inspiração para a construção da Catedral veio da pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatán, no México. Porém, diferentemente das pirâmides dos Maias, ela tem forma circular e cônica para significar a equidistância e proximidade das pessoas em relação a Deus.

Imagem relacionada
(Pirâmide Chichén Itzá na Península de Yucatán no México - Fonte: Google)

- Os quatro vitrais, que nos dão impressão de estarem abraçados por fios de betão, são também uma afirmação da fé que está na origem e na finalidade maior da Catedral e estão posicionados conforme os pontos cardeais. Eles simbolizam as quatro notas características da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica.

Resultado de imagem para Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
(vitrais da Catedral - Fonte: Google)

- Inaugurada em 1985, a Torre Sineira conta com seis círculos, mas só nos dois últimos se encontram 2 sinos por circulo. Cada sino corresponde a uma nota musical, faltando só o primeiro.


(Torre Sineira)


- No subsolo, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra dispõe de uma coleção de esculturas, murais, obras de arte, e as pias batismais utilizadas para batizar os príncipes da família real. Também em exibição estão a estátua de N.S. do Rosário, o trono de D.Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII celebrando sua assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil.

Imagem relacionada
(Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - Fonte: Google)

A entrada é gratuita.


A Catedral fica aberta para visitação nos seguintes horários:
- Segunda a sexta, das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h.
- Sábado e domingo, das 8:00h às 12:00h.

Mais informações podem ser conferidas no link: http://catedral.com.br/


A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro fica localizada na Avenida República do Chile, 245 - Centro. Existem algumas maneiras de se chegar lá:

  • Carro - Pode-se chegar pelo Centro e pelo bairro da Lapa. No local existe estacionamento.
  • Metrô - deve-se saltar na estação Carioca e andar pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida República do Chile. A caminhada terá 700 m e você chegará na entrada da Catedral.
  • Ônibus - Circulam avenida Rio Branco linhas de ônibus de todas as partes da cidade. O visitante deve saltar na Carioca e caminhar 5 minutos até o local.






    Visitar a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro é estar em uma das catedrais mais importantes do Brasil, devido a sua importância religiosa. 

    Apesar de preferir Igrejas mais antigas com suas arquiteturas mais clássicas, posso dizer que foi uma surpresa conhecer este lugar.

    Como fica bem no centro da cidade do Rio de Janeiro, seu acesso se torna fácil e saltando na estação da Carioca, não demora muito até chegar ao local com uma leve caminhada.

    Chegando lá já nos deparamos com a altura e a imponência deste lugar.



    Ao redor da Catedral, existe um estacionamento para quem preferir chegar de carro, a entrada fica próxima a Torre Sineira.



    Adentrando na Catedral, a gente pode ver os imensos vitrais  de 65 metros de altura que a colorem internamente.



    No alto dela, podemos notar o símbolo do cristianismo presente.



    Andando por dentro, encontramos a Pia Batismal com os símbolos do sacramento do Batismo, em alto-relevo (Pomba - Árvore - Peixe - Cruz).



    De um dos lados, vimos a escultura de São José carregando o menino Jesus.



    Também temos a imagem de Nossa Senhora em destaque!!!



    Mas uma coisa que achei bonito mesmo era o Altar com seus ricos detalhes.



    Mais ao foco, podemos ver São Sebastião e Sant'Anna, que representam respectivamente o Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e a padroeira do Cabido dos Cônegos.



    Do outro lado do altar, podemos ver a Nossa Senhora também carregando o menino Jesus.



    Perto dela pode se ver a bela Carruagem antiga que somente é usada para o Corpus Christi e para o dia de São Sebastião.



    Ao fundo também tinham algumas estruturas que davam o toque final a Catedral.



    Olha a sequência dessas duas imagens...



    Muito bonito, não!?



    Enfim, acho que já dei grandes motivos para visitar né!? =)



    Uma visão um pouco mais panorâmica para se ter noção do interior.



    Agora uma curiosidade, neste luz verde podemos descer para visitar o Museu Arquidiocesano, não deixe de descer estas escadas!!!



    logo após descer as escadas e andar para a direita, vemos o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, um ótimo museu para a visitação.



    Logo na entrada deste museu, vimos esta bonita escultura que já nos dava as boas vindas.



    Antes de entrar no espaço expositivo, tinha uma pequena coleção chamada "Maria entre nós", com alguns quadros muito interessantes de ver.



    Cada quadro com seus ricos detalhes...



    E suas cores vívidas.



    Olha que imagem bonita...



    Carregando o menino Jesus...




    Infelizmente não é permitido tirar fotos do espaço expositivo devido a peças de alto valor e que devem ser preservados de ladrões interessados em roubar e vender no mercado negro. Uma pena que isso ainda possa acontecer no mundo, mas devemos respeitar as regras!!!


    Contudo, vale e muito a entrada no museu bem como explorar tudo o que ele oferece, como visualizar o trono de D.Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII celebrando sua assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil.

    Depois desta visita, podemos explorar um pouco o subsolo da Catedral.




    Com várias citações de pessoas que passaram por este mundo e nesta imagem, eu finalizo este interessante passeio!!!



    Até a nossa próxima aventura!!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...